quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cabo Frio ganha primeira cooperativa de coleta seletiva

Completando as atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente, foi entregue nesta quinta-feira, dia 9 de junho, na sede da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente de Cabo Frio (Cogema), a licença-prévia para a atuação da primeira cooperativa de coleta seletiva do município, a Cooperforte. O documento foi assinado pelo Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Júlio Cesar Rodriguez, e pelo presidente da cooperativa, Rodrigo Macedo.

A Cooperforte, que já conta com 20 membros-fundadores e mais de cem cooperativados, foi fundada no bairro Monte Alegre, local onde também será montado o centro de triagem de materiais reciclados. O galpão foi doado pela Prefeitura de Cabo Frio e servirá, inicialmente, como espaço para a seleção e prensagem do lixo que será comercializado para indústrias de reciclagem, oferecendo renda aos trabalhadores locais.

Segundo Rodrigo Macedo, a Cooperforte visa a atender, em princípio, 30 mil pessoas do município de Cabo Frio. Ainda de acordo com ele, seis bairros-piloto serão escolhidos para o início do trabalho, seguindo o critério de maior produção de lixo e dificuldade de coleta.

- Também vamos realizar a conscientização de porta em porta, levando educação à população no que diz respeito ao tratamento que deve ser dado ao lixo produzido - explicou Macedo, agradecendo o apoio dado pela equipe da Cogema para a liberação do projeto.

Para o Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Júlio Cesar Rodriguez, o licenciamento da primeira cooperativa de coleta seletiva do município é de extrema importância para o ambiente e para a população local:

- É um ato pioneiro em Cabo Frio no que diz respeito à questão social aliada à preservação ambiental. Temos aqui, hoje, trabalhadores humildes que terão a oportunidade de realizar esse importante trabalho e agregar renda para eles e toda uma comunidade, até mesmo com relação à educação ambiental. Além disso, vamos retirar o lixo que poderia ser jogado diretamente na natureza e transformá-lo em renda para essas pessoas – explicou o coordenador, lembrando que a presença de empresas e organizações de coleta seletiva são exigências da Agenda 21, documento assinado entre países e organizações não-governamentais durante a Eco 92 realizada no Rio de Janeiro.


Também estiveram presentes ao evento o vice-presidente da Cooperforte, Wagner Almeida, e os membros-diretores Anderson Rivelino e Helcio Abrantes.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário