segunda-feira, 13 de junho de 2011

Prefeitura de Cabo Frio e Governo do Estado oficializam gestão compartilhada de posto do Sine

O Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, e o Secretário de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Zveiter, oficializaram o protocolo de intenções para gestão compartilhada do posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que funciona na cidade e ganhará uma reformulação. A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito e contou com a presença de diversos secretários e coordenadores municipais e imprensa em geral. 

Segundo Zveiter, a parceria tem caráter inédito e o novo modelo de Sine, a ser implantado em Cabo Frio, servirá como padrão para os próximos a serem constituídos no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o posto – que funcionará no lugar do núcleo atual localizado à Avenida Teixeira e Souza – será regional, atendendo aos municípios vizinhos de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia:

- Por meio desta gestão compartilhada, unificaremos os serviços. Cabo Frio foi o primeiro município a aderir a este serviço pois o prefeito se sensibilizou e prontamente nos atendeu visando à melhoria dos trabalhadores de toda a Região dos Lagos. Desde o início, Marcos Mendes deixou as portas abertas para a nossa secretaria. A Prefeitura fornecerá a mão-de-obra a ser empregada e a secretaria estadual fornecerá toda a tecnologia e logística do programa, incluindo 40 novos computadores, 60 novas impressoras e um processamento de dados (internet) que ganhou muito mais velocidade – afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Sérgio Zveiter, há a intenção de implantar também o programa federal “Mais Emprego”, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, cujo intuito é permitir que trabalhadores dos outros municípios atendidos possam ter acesso aos empregos existentes nas suas próprias cidades. Nos próximos 30 dias, todo o sistema do Sine será reformulado a fim de se adaptar às novas tecnologias que serão utilizadas no seu funcionamento. Já a construção física da nova sede está prevista para ser entregue à população na segunda quinzena de agosto.

- Ao todo, serão quatro guichês que atenderão à população da Região dos Lagos. Cada um corresponderá a um município específico e cada cidadão será atendido no guichê correspondente ao seu domicílio de origem – destacou o secretário.
Já segundo o Prefeito Marcos da Rocha Mendes, outro objetivo desta gestão compartilhada é que a mesma seja agregada ao BOM (Banco de Oportunidades Municipal), no que tange ao uso da mão-de-obra e ao aumento do número de ofertas de empregos.

- Atualmente, estamos em processo de pesquisa para saber como integrar melhor os dois sistemas. Mas posso adiantar que, em breve, muitos procedimentos serão facilitados para os cidadãos da região, porque eles merecem. Desejamos que Cabo Frio estimule e sirva de exemplo para todo o Estado, auxiliando na busca por emprego e qualidade de vida – afirmou o prefeito.

Na opinião do Chefe de Gabinete da Prefeitura, Alfredo Gonçalves, esta parceria é uma grande conquista para a cidade e Região dos Lagos, graças à colaboração entre os governos estadual e municipal:
- É mais um processo desenvolvido pela Prefeitura de Cabo Frio em conjunto com o Governo do Estado. E qualquer processo que seja desenvolvido em esfera pública é em benefício da população. A implantação ficará a cargo do Estado e a gestão e manutenção ficarão sob responsabilidade da Prefeitura – destacou Alfredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário