sexta-feira, 10 de junho de 2011

Conselho Municipal de Pesca de Cabo Frio é empossado

Com o objetivo de assessorar e servir como elo entre poder público e entidades representativas junto aos pescadores locais, foi criado, em reunião realizada na última terça-feira, dia 7 de junho, o Conselho Municipal de Pesca (Compesca) de Cabo Frio. Os conselheiros foram empossados na Casa dos 500 Anos pelo chefe de gabinete da Prefeitura, o vereador licenciado Alfredo Gonçalves.
O Compesca é composto por doze membros conselheiros, sendo seis da administração pública e seis das entidades civis. Fazem parte do grupo dos representantes do Poder Público: Jayme Tavares Filho e o suplente Ricardo Barbosa Alves do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Félix Valentim de Azevedo (presidente do Compesca) e Fernando Henrique Lima e os suplentes Alcina Maria Dorta e Lucimar Domard (secretário executivo) da Coordenadoria de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca; o coordenador Júlio César Rodriguez e como suplente Glauco da Silva da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente; Augusto da Costa Pereira e o suplente Francyne Carolina Vieira da Fundação e Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ); Edelzio de Bragança e o suplente Carlos Roberto dos Santos da Secretaria Municipal de Agricultura e Soraya Magda Elisei e a suplente Marileide Ferreira de Moraes da Secretaria Municipal de Governo.  
Representam a sociedade civil a Associação dos Maricultores de Cabo Frio (AMAR) que tem como representante titular Edwiges da Silva Pereira e como suplente José Walter Terra Linhares; Associação de Pescadores, Aquicultores e Amigos da Praia do Siqueira, Palmeiras e Vizinhos (APAAV), representada pelos membros Jordiley Ramalho e como suplente Odecyr dos Santos; Associação de Pescadores e Amigos da Gamboa (APEAG) representada por Elieser da Silva Araújo e tendo como suplente Carlos Alberto de Araújo; Associação dos Pescadores do Rio São João (APSJ) representada por Marco Antonio Aragão e pelo suplente Renildo Ramos; Colônia de Pescadores Z-4 de Cabo Frio representada por Alexandre Marques Cordeiro (vice-presidente do Conselho) e pelo suplente Reinaldo Barros Assumpção e Da Hora-Indústria da Pesca Ltda, que tem como representante titular Adalberto Soares da Hora Filho e como suplente Adalberto Soares da Hora.
O objetivo do Compesca é promover o setor pesqueiro no sentido do acerto nas decisões de políticas públicas para o desenvolvimento e qualificação da atividade. A formação de um conselho também facilita, a partir de agora, o investimento de verbas estaduais e federais no município de Cabo Frio
A próxima reunião do Conselho Municipal de Pesca acontecerá no dia 12 de julho, também na Casa dos 500 Anos. Na pauta está a apresentação, por parte de representantes da Fundação e Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), do levantamento de dados sobre a atividade pesqueira em Cabo Frio. Também está em fase de estudo a formalização de um regulamento interno que deverá ser instituído no prazo de três meses após a primeira reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário