terça-feira, 14 de junho de 2011

No Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemolagos destaca a importância da doação

Hoje (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que mais pessoas em todo o mundo se voluntariem como doadores para salvar vidas.

O tema deste ano é “Mais Sangue, Mais Vida” e reforça a necessidade classificada pela OMS como “urgente” de que mais pessoas realizem doações de sangue de forma regular, não apenas esporadicamente.

Em Cabo Frio, a responsável pelo setor de captação do Hemolagos, Maria Lúcia Mendes, destaca a importância de se conseguir doadores voluntários permanentes. “Nosso objetivo é reunir o número máximo de doadores, fazendo parcerias com empresas e contando com as doações dos funcionários”, diz.

“Eu já fui salvo por causa de uma doação de sangue, se algum doador não tivesse doado no momento exato em que estava precisando, hoje não estaria aqui para contar”, comenta o estudante de Educação Física, Max Nakias Lara, 21, que necessitou da doação de sangue após um acidente de bicicleta.

A conscientização é fundamental para fazer com que mais pessoas se tornem doadores de sangue. Max conta que antes tinha receio em doar, pois não conhecia o processo de doação. “Muitas pessoas não vão doar porque têm medo, por acreditarem que pode ocorrer transmissão de doenças ou que o sangue vai fazer falta no organismo. Falta divulgação para que este preconceito acabe”, destaca o estudante.

Como Chegar no Hemolagos

Horário para doação: 8h às 16h (segunda à sexta-feira)
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 72 - Passagem (nas dependências do Hospital Santa Izabel)
Telefones: (22) 2644-5076 / E-mail: doesangue@hemolagos.org

Para doar sangue é necessário

Estar em boas condições de saúde; Documento de identificação oficial original ou cópia autenticada com foto; Ter entre 18 e 65 anos; Ter no mínimo 50 kg; Ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas; Não estar gripado ou com febre; Não estar grávida ou amamentando; Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas; Não ter ingerido alimentos gordurosos, derivados de leite e almoço 4 horas antes de doar.

Não poderá doar sangue

Quem fez tatuagem, piercing ou tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses; Portadores de vírus da AIDS, HBV, HCV ou HTLV; Pessoas que já tiveram situações sexuais de risco acrescido; Quem possui histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, auto-imune, diabetes, hipertireodismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal, convulsão após os dois anos de idade ou epilepsia, sífilis, doença de chagas ou malária; Usuários de drogas; Medicamentos contra indicados para doação de sangue; Anemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário